Agente Belmiro Pimentel dá a cara

“Assumi-me gay para evitar piadas ridículas”

psp

Belmiro Pimentel, Dirigente do Sindicato Unificado de Polícia

Correio da Manhã – Em poucas palavras, como resume a sua vida profissional na PSP?

Belmiro Pimentel – Tenho 34 anos e estou na PSP há 11. Passei o primeiro ano na ilha Terceira, nos Açores, e há dez que estou noPorto. Estive algum tempo num grupo que fiscalizava restaurantes e agora estou na patrulha.

– Pessoal e profissionalmente, quando se assumiu homossexual?

– Há cerca de sete anos. Assumi–me gay para evitar piadas ridículas e comportamentos estereotipados que me desagradavam. Não me sentiria bem não o fazendo.

– O que pretende o Grupo de Trabalho XY, criado no âmbito do Sindicato Unificado de Polícia?

– A nossa apresentação pública foi num seminário neste fim-de-semana, noPorto. Publicamente, queremos fazer perceber que todos são iguais, acabando assim com as visões fáceis e arruaceiras.

– E na PSP, o que pretendem fazer alterar?

– Queremos que na corporação comecem a olhar para os agentes como profissionais e não sejam apontadas falhas pela condição sexual. Nunca vai haver uma estatística correcta do número de gays na PSP. Por isso, compete-nos analisar o fenómeno sociologicamente, o que já estamos a fazer.

In Correio da Manhã

Via artemis

38 comentários a “Agente Belmiro Pimentel dá a cara

  1. bom dia, g! 🙂
    felizmente, tenho a mesma avaliação. gosto do trabalho dos homens e mulheres que lutam para que toda a população se sinta segura.
    é um acto, na minha opinião, de coragem e altruísta.
    tem uma boa semana!
    beijocas

  2. bom dia, Scorpio_Angel! 🙂
    aparentemente, passa essa imagem, sim. 😉
    a Zannati já anda a passear com a namorada. de momento não encontro a fonte, mas sei que há uma revista com essa notícia.
    tem uma boa semana!
    beijocas

  3. Belmiro Pimentel, foi, num passado recente, um nome que me marcou pela positiva. Hoje, ao ler a NS do passado sábado, fiquei orgulhoso, por poder dizer a todos ” ESTE É MEU AMIGO”.
    Mais uma vez, fizeste, com que o meu dia ficasse mais rico.
    Abreijos do “Rui da Galiza”

  4. sou teu colega de lisboa, admiro a tua coragem , eu tb nunca escondi nada de ninguem , em relaçao á minha sexualidade, mas sempre com respeito e nunca admiti graças, apesar de as haver,mas costumo enfrentar os colegas e, eles nao tem resposta, pq alguns sao cobardes e frustrados. abraços. manuel sanos-.

  5. Olá Agente Belmiro como tens passado?
    Esqueci-me de dizer nos comentários anteriores que sou da GNR.
    Dai eu admirar a tua coragem pois não sei se um dia serei capaz de assumir conforme tu já o fizeste. Grande homem.
    Fica bem um abraço

    • Actualmente passei a integrar o European Gay Police Association, sou membro honorárioe contacto deles em Portugal. São já doze os países que integram o grupo, uns mais experientes outros menos nesta área. Em quase todos envolvem todos os ramos das forças policiais. Seria interessantíssimo se nos pudessemos conhecejá que isto será para avançar cada vez mais em força no país. Não é para ficar por aqui. Pudendo contacta-me em beldiapim@gmail.com ou sup.ixy@sup.pt

      Obrigado
      Belmiro Pimentel

    • Olá Ricardo. Finalmente sei que existe um guarda como eu. As vezes é tão complicado sentirmos que estamos sozinhos. Na PSP já temos um grande homem que deu este passo e não GNR para quando será??? Um grande abraço.

  6. boa tarde, Ricardo! 🙂
    não sei se o agente Belmiro vem visitar este espaço, mas na eventualidade de o fazer, fica registado o seu agradecimento e admiração pelo mesmo.
    cumprimentos

    • Porquê?
      É uma questão de veres o inúmero de detenções em flagra e algumas fora do horário de serviço que já constam da minha folha de serviço.
      Serei eu inválido? Ou menos inteligente? Se calhar não sei ler ou escrever? Serás capaz de apontar um único motivo sem ser de esteriotipos ou homofobia?
      É para a comunidade LGBT, conhecer as opiniões de todos, quem sabe poderão ter razão em algum aspecto. Agora por favor manifestam opiniões e não vulgos comentários sem qualquer fundamento.
      Atenciosamente

      Belmiro Pimentel

  7. sr carlos p g

    porque ele deveria ter vergonha?

    se tivesse uma esposa em casa com os filhos

    e ele a passar a noite com uma amante ou com um amante

    como mtos homens em portugal o fazem….

    isso sim seria vergonhoso

  8. Agradeço a todos, os comentários que deixam. Peço que não reajam de força menos correcta ou depreciativa a comentários sem nexo ou não fundamentados. Como país democrático vamos deixar fluir e circular livremente cada um no seu espaço. Se querem colaborar é simples, passem a palavra aos outros que conhecem da nossa existência. Se conhecem membros da Polícia, GNR, Polícia Judiciária, Militares que são Lésbicas, Gays, ou Bissexuais, falem de nós e peçam que nos contactem para darem sugestões e em conjunto delinearmos estratégias de acção. Agradeço aqui ao gestor do Blog ESTRELAMINHA a divulgação e a autorização dos meus comentários ao presentes.

    Belmiro Pimentel
    Coordenador do Grupo de Trabalho Identidade X.Y

    “Existimos para todos”

    • boa tarde, pintor!

      “Esta Gente

      Esta gente cujo rosto
      Às vezes luminoso
      E outras vezes tosco

      Ora me lembra escravos
      Ora me lembra reis

      Faz renascer meu gosto
      De luta e de combate
      Contra o abutre e a cobra
      O porco e o milhafre

      Pois a gente que tem
      O rosto desenhado
      Por paciência e fome
      É a gente em quem
      Um país ocupado
      Escreve o seu nome

      E em frente desta gente
      Ignorada e pisada
      Como a pedra do chão
      E mais do que a pedra
      Humilhada e calcada

      Meu canto se renova
      E recomeço a busca
      De um país liberto
      De uma vida limpa
      E de um tempo justo”

      Sophia de Mello Breyner Andresen, in “Geografia”

      Tenha uma boa semana!

  9. Охота рассказать незабываемыми ощущениями от действий прошедшего уик-энда. Прилетел ко мне с Новосибирска товарищ в гости. на первом месте что он мне попросил, была возможность познакомить его с развратной жизнью града. Интим услуги имелись в обязательном порядке программой. Я не являюсь завсегдатаем в схожих помещениях, поэтому спросил у осведомленных, куда нам отправиться. первоначальный такого рода рекомендация был сразу взят на вооружение, и мы вмиг отправились по подтвержденному местоположению.http://bifrand.com – У выбора предложений разбежались глаза, из за того что интим досуг имелись в данном пабе. Прежде я обычно использовал уличными девками , но теперь осознал, что лучшие проститутки Москвы ютятся собственно в помещениях, ну или лишь в том помещении, где мы были. Непременно вновь загляну туда.

Deixe uma Resposta

